Efeméride
O Papa João XXI A 13 de Setembro de 1276, Pedro Julião (ou Pedro Hispano, como assinava nas suas obras) foi escolhido como Papa pelo conclave reunido após a morte de Adriano V. Coroado seis dias depois, adoptou o nome de João XXI, tendo sido o 188º Sumo Pontífice e o primeiro (e até agora único) de nacionalidade portuguesa.
Filósofo, médico e matemático, Pedro Hispano foi um dos mais proeminentes pensadores medievais. Veio a falecer cerca de oito meses depois de ser eleito Papa, em resultado dos ferimentos provocados pelo desabamento do tecto dum quarto do Palácio que mandara construir em Viterbo e que então visitava.
No seu curto pontificado, revogou a constituição do conlcave feita no Concílio de Leão por Gregório X, determinou que todos os que haviam agredido os Cardeais, reunidos em Conclave durante a sua eleição, fossem presentes a um Tribunal de Justiça criado especialmente para o efeito e mandou publicar censuras eclesiásticas aos que não cumprissem esta indicação. Ficou também conhecido por incentivar e apoiar financeiramente todos os jovens em que reconhecesse determinação, talento intelectual ou vocação eclesiástica, compensando sempre o mérito e a dedicação.
Ficou sepultado na igreja catedral de S. Lourenço e foi sucedido por Giovanni Gaetano Orsini, clérigo romano que adoptou o nome de Nicolau III.